Vítor Magalhães

vmagal.jpg

Habilitações Literárias

Doutorado em Estética e Teoria da Arte / Comunicação Audiovisual pela Universidade de Castilha-La Mancha, Faculdade de Belas Artes de Cuenca, Departamento de Arte, com a tese: Propuestas para una Poética de la Interrupción en la imagen en movimiento (2007), sob a orientação do Professor Doutor Armando Montesinos Blanco. Estadia na Hochschule für Grafik und Buchkunst, em Leipzig, Alemanha (2001), com a duração de quatro meses, na área dos novos meios (Fachclasse de MedienKunst) dirigida pelo Professor Helmut Mark. Licenciado em Artes Plásticas/Variante Pintura pela Universidade da Madeira (1999).

 

Experiência Profissional

Professor Auxiliar na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, desenvolvendo actividade lectiva nos cursos de Arte e Multimédia e de Design, nas áreas de Ciências da Arte, Comunicação Visual e Arte. Coordenador da área de Estudos Artísticos do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da UMa. Integra, desde 2013, a Comissão Organizadora dos Encontros Internacionais de Cinema e Território no Funchal.

 

Como artista, desenvolve actividade regular desde 2001, em diversos projectos colectivos, nas áreas de vídeo, fotografia, desenho, instalação e arte sonora. Os processos de memória; os espaços de ausência e de deriva; a acção do tempo na narrativa audiovisual; as relações entre imagem e texto e entre imagem fixa e em movimento, são alguns dos temas centrais no desenvolvimento dos projectos artísticos que tem vindo a trabalhar (http://www.v-magal.com/).

 

Debate: ARTE PÚBLICA E PODER

Ficção e Poder. Dispositivos trans-narrativos da imagem.

O cenário actual de constante impermanência e mutabilidade, reclama uma consciência reflexiva potenciada pelas formas de dilatação e de suspensão dialógica, de desvio temporal, numa aproximação em diferido à contemporaneidade. Neste sentido, podemos pensar numa noção de estrutura interruptora, enquanto dispositivo crítico-reflexivo das imagens, que usa os mecanismos narrativos para superar a lógica ilusionista e retórica destes.