José Pedro Regatão

Habilitações Literárias

Licenciado em Artes Plásticas - Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto. É mestre em Teorias de Arte e doutorado em Arte Pública pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 

 

Experiência Profissional

É professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). É autor do livro “Arte pública e os novos desafios das intervenções no espaço urbano”. Escreveu vários ensaios sobre arte pública e é membro do Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes (CIEBA). De 2005 a 2009 foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. 

 

Debate: Arte Pública e Poder

A Glória Efémera  

Ao longo da história, a Arte Pública tem sido um campo privilegiado de manifestação política, onde os artistas têm vindo a exprimir a sua visão da sociedade. Tal como os regimes totalitários se serviram da arte pública para efeitos de propaganda ideológica, hoje em dia ela tem sido utilizada como um meio de crítica às políticas do Estado democrático. Observe-se, por exemplo, os anti-monumentos que subvertem a necessidade auto-consagratória do poder, ou o grafitis que ridicularizam os representantes do estado e da autoridade. 

Nesta comunicação propomos uma reflexão sobre a arte pública com conteúdo político, a partir da análise de um conjunto de obras que problematizam aspectos político-sociais da sociedade contemporânea.